segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO: CIRCUITO DA LEITURA E ESCRITA

Bons Projetos devem ser divulgados e socializados com a comunidade, para mostrar o empenho e o compromisso de todos os educadores com o desenvolvimento dos nossos alunos. Veja abaixo um pequeno resumo com as principais características do Projeto e Fotos da Primeira Etapa que foi desenvolvida no Primeiro Semestre, nas Salas: Multifuncional; Informática; Leitura e Área de Educação Física, cujas fotos desses ambientes serão postadas num outro momento, devido um pequeno problema.

Projeto de Intervenção Pedagógica
Título do projeto: Circuito da Leitura e da Escrita
Características do Projeto: Interdisciplinar

Identificação:
• Escola: General Gurjão
• Série: 2º Ano a 4ª Série do Ensino Fundamental
• Número de alunos: Cerca de 150 a 180
• Número de Professores Envolvidos: 12 (doze)
• Áreas de conhecimento: Educação Geral
• Outros Participantes envolvidos: Professores das Salas: Informática;
Multifuncional; Leitura; Educação Física; Coordenação Pedagógica.

Professores Envolvidos:
Coordenadora Pedagógica: Regina Maura Paes Leão;
Sala de Aula: Alzemira da Silva; Deolinda da Silva; Elsa Assunção;
Marli Paiva; Mariana da Silva; Paula Mesquita;
Educação Física: Ivo Quaresma;
Sala de Informática: Sandra Rodrigues
Sala Multifuncional: Sandra Mendes; Vera Lúcia Guedes;
Sala de leitura: Raimundo Maués;


JUSTIFICATIVA:

A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.

Pensando nesse contexto, o Projeto CIRCUITO DA LEITURA E DA ESCRITA torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história. Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com base no estudo dos hinos da CAMPANHA DA FRATERNIDADE E O HINO NACIONAL BRASILEIRO, o projeto busca reunir OS PROFESSORES DE SALA DE AULA E DAS SALAS AMBIENTES (SALA DE INFORMÁTICA, LEITURA, MULTIFUNCIONAL E A ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA) para realizar com as turmas atividades de pesquisa e de informações que contribuam para o resgate da cidadania e preservação do meio em que vive, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.

OBJETIVOS:

GERAIS:

Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;

Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;

Conhecer e desenvolver a reescrita dos hinos e a produção textual.

Obs: Agradecemos o apoio dos alunos da 8ª Série que ajudaram com as atividades desenvolvidas na Sala de Informática, São eles: Ivail Soares, Josangela Soares e Thalia Maués.

  • Atividades desenvolvidas na Sala Multifuncional: As crianças assistiram o Vídeo da Campanha da Fraternidade (baixado da internet) e acompanharam a letra e aprenderam a cantar o Hino; Bate papo sobre o tema e no final participaram do Bingo ecológico.
  • Atividades desenvolvidas na Sala de Informática: as crianças acessaram a internet e fizeram atividades sobre o meio ambiente, utilizaram o site: atividadeseducativas.com.br, cujas atividades foram: chapeuzinho vermelho; a sereia encantada; a importância da organização; e no programa gcompris fizeram as atividades: palavra correspondente a imagem; prática de leitura na vertical e horizontal.
FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS SALAS MULTIFUNCIONAL E DE INFORMÁTICA. EM BREVE TEREMOS FOTOS DAS SALAS DE LEITURA E ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA GENERAL GURJÃO! PARABÉNS!