Nossa história

A Escola Estadual de Ensino Fundamental "General Gurjão", possui este nome em homenagem ao grande vulto do Exército Brasileiro, herói da Guerra do Paraguaí, Hilário Maximiliano Antunes Gurjão, o General Gurjão.
Nasceu em Belém do Pará, a 21 de fevereiro de 1820 em uma casa da Rua Laranjal, hoje General Gurjão. Ainda jovem ingressou no Exército, onde participou de expedições enviadas ao Acará visando a prisão de Angelim. Como 2º Tenente foi designado a uma importante missão em Fortaleza de Macapá, obtendo como prêmio sua promoção a 1º Tenente.
Cursou em Belém a Escola de Artilharia. No rio de Janeiro a Escola Militar, bacharelando-se em Matemática.
Tornou-se Major, fez várias viagens às Fronteiras, retornando a Belém, passou a lecionar História e Geografia no Colégio Paraense.
Ao rebentar a Guerra do Paraguai, Gurjão já era Coronel. Participou dos combates do "Passo da Pátria" e do "Estereo Bellaco"; depois do famoso combate Tuiuti, foi nomeado Comandante das Forças do Exército. Comandou a artilharia do 2º Corpo do Exército, dada por Duque de Caxias. Já General ficou com a responsabilidade da Artilharia de Vanguarda.
Faleceu em Humaitá, no Paraguai, a 17 de janeiro de 1869 em consequência de um ferimento a bala, sofrido na tomada da Ponte de Itororó. Seus restos mortais encontram-se no Cemitério da Soledade. Era irmão do maestro Henrique Gurjão.
A Escola Estadual "General Gurjão", foi criada através do Decreto nº 8.634 de 14 de fevereiro de 1974, no Governo do Exmo. Sr. Dr. Fernando José Leão Guilhon, sendo Secretário de Educação, o Sr. Profº Jonathas Pontes Athias, situada à Trav. Triunvirato, nº 662, no Bairro da Cidade Velha, e mantida pela Secretaria de Estado de Educação.

Postado Por: Profª: Sandra Rodrigues

ESCOLA GENERAL GURJÃO! PARABÉNS!