PROJETO: A relação entre família-alunos-escola na construção de práticas ambientais.
Coordenação do Projeto:
1º Turno: Profª. Jorgina Barros (Diretora); Profª. Blandina Tamer (Vice-diretora); Profª. Regina Maura (Técnica).
2º Turno: Profª. Jorgina Barros (Diretora); Profª. Didima (Vice-diretora); Profª. Patrícia (Técnica).
3º Turno: Profª. Jorgina Barros (Diretora); Profº. Alcemir (Técnico); Profª. Lucidéia (Técnica); Profº. Severo.
Introdução: O Projeto caracteriza-se por voltar o olhar aos problemas ambientais, em escala global, nacional, regional e local. A priori o projeto preocupa-se em identificar os referidos problemas na escola, apontando as causas e consequências e criar soluções para os mesmos através da construção coletiva, a partir de um trabalho interdisciplinar de intervenção ação-reflexão-ação. Em seguida, será organizado um ciclo de debates e exposições de murais para tratar das questões ambientais na escola e em escala mais abrangentes. Nesta oportunidade será entregue às autoridades relatórios construídos pelos alunos, docentes, diretora, técnicos e demais sujeitos do processo sobre propostas e sugestões de melhoria na qualidade de vida da comunidade escolar e da sociedade. O Projeto poderá ser parte integrante dos projetos Mais-educação e Portas-abertas.
Objetivo Geral: propor situações-problemas e ou temas que funcionem como impulsionadores e motivadores na descoberta de novos conhecimentos, envolvendo a comunidade escolar na busca de soluções.
Objetivos Específicos:
1 - Identificar problemas ambientais relacionados a escola, assim como suas causas e consequências;
2 - Construir relatórios com as principais observações e sugestões para as autoridades locais, municipais e estaduais;
3 - Trabalhar temas transversais nas diferentes disciplinas do currículo como sexualidade; violência; uso de drogas; lixo. etc.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido pela análise e levantemento de dados mais simples para um reflexão mais complexa e passará pelas seguintes etapas:
Pesquisa de campo;
Entrevista junto a comunidade escolar;
Levantamento fotográfico e filmagens;
Debate em mesa redonda sobre os problemas levantados e exposição de murais;
Utilização de recursos multimídia
Filmes que retratam os problemas investigados na pesquisa.
Resultado:
1 - Maior senso crítico dos alunos e envolvimento com os problemas ambientais que nos cercam.
2 - Domínio dos conteúdos trabalhados e a valorização da aprendizagem nas suas mais diferentes formas;
3 - Sensibilização das autoridades para com as questões ambientais;
4 - Mudança de hábitos em todos os sujeitos do processo.
Postado Por: Profª. Sandra Rodrigues
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PROJETO - ATIVIDADE: A Escola em sitonia com ela mesma, desenvolvendo-se a partir do contexto sócio-cultural de seu corpo discente e comunidade.
A Escola General Gurjão a partir do Serviço de Orientação Educacional, sob a responsabilidade da Profª: Socorro Rocha vem desenvolvendo o projeto cujo TEMA: VIOLÊNCIA: TEU LUGAR NÃO É AQUI!
Síntese da Justificativa: A invasão da violência na escola causando medo e angústia aos pais e aos alunos, e fazendo dos jovens os algozes desse processo que precisa, com urgência, ser desconstruído para dar espaço a um novo paradigma de qualidade de juventude brasileira/paraense.
Objetivos:
- Discutir com o corpo discente qual o papel social deles enquanto pessoas e alunos.
- Acolher seus medos e angustia através de escutas e discussões temáticas.
- Desconstruir o paradigma que coloca o jovem e a criança como algoz da violência.
- Construir coletivamente, com o corpo discente, um novo formato de expressão da juventude da escola General Gurjão abolindo comportamentos vinculados à qualquer forma de violência.
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido às segundas-feiras dos meses de abril, maio e junho de 2010, acontecendo em uma semana pela manhã e em outra pela tarde, com as turmas de 5ª a 8ª série.Recursos:
Serão variados a partir da execução semanal da proposta do projeto.Avaliação:
Será diária acontecerá através da observação e relato informal dos alunos, e, periodicamente, em reunião técnico-pedagógica com as equipes dos turnos manhã e tarde.Postado Por: Profª: Sandra Rodrigues
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